quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

É hora do banho



"Vamos falar um pouquinho sobre os banhos:

O ideal é esperar para dar o primeiro banho no seu filhote apenas depois de terminado o primeiro ciclo de vacinas, mas caso precise muito, use um lenço umedecido próprio para cães ou bebês (mas sem perfume) e passe no seu amigo no sentido da pelagem. Somente isso, antes das vacinas.

E quando ele estiver grande só deve tomar banho a cada 15 dias, no máximo uma vez a cada 10 dias no verão; e no inverno pode diminuir para até 1 banho por mês ou 45 dias.

Banho em excesso remove uma camada de gordura que é
importante na proteção da pele deles.

Outra coisa importante, a água deve ser morna e o banho deve ser rápido, para não causar um resfriado neles, pois os cachorros sentem mais do que nós as mudanças de temperatura. Se você não quiser usar o seu chuveiro, instale um chuveirinho em uma torneira no quintal. Um desses pequenos que só tem a mangueirinha e é bem baratinho. Já faz toda a diferença.
Tenha tudo à mão, use shampoo neutro ou próprio para cachorro e muito cuidado para não molhar o nariz e os ouvidos do amigo. Alguns veterinários recomendam colocar algodão no ouvido, mas eu prefiro mesmo é ser bem cuidadoso e não respingar água perto dessas regiões. Mas caso necessite, use a técnica do algodão para proteger o ouvido do seu cão.

Ao dar banho no seu amigo coloque sempre a coleira para poder segurá-lo com mais segurança, e nunca deixe-o sozinho numa banheira ou em cima de bancadas. E sempre comece o banho do pescoço para baixo, deixando para higienizar a cabeça somente no final e com muito cuidado. Não molhe a cabeça com a mangueira, apenas use um pano molhado.

Tente fazer do banho um momento de descontração, brinque com ele, fale com uma voz alegre e traga seu brinquedo preferido.

Não esqueça de tirar muito bem o shampoo para não ficar nenhum resíduo na pele do seu cão, pois ela é muito sensível e pode coçar bastante depois do banho. Enxágue bem.

Pegue uma toalha e seque bem o seu fiel companheiro, se for necessário utilize secador de cabelos com temperatura morna, esfregando com a mão, tomando o cuidado para não queimar a pele dele. Deixe-o dentro de casa nas próximas horas. Alguns cães vão se esfregar na terra logo depois de um banho para se coçarem, e esta é a última coisa que você quer.

Tome cuidado com o ouvido, pois muitos cães têm facilidade para apresentar otites.Agora se você não quiser se arriscar ou se o seu cão fica agressivo durante o banho, leve-o para tomar banho nas Pet Shops ou mesmo no veterinário, que já estão acostumados."

Guilhermo Coelho

Nenhum comentário: