sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vacine! Seu amigo merece esse cuidado!

Essa semana faz um ano que perdi uma "filhinha" e salvei outra.


Na minha ignorância sobre cuidados com cachorro, nunca havia vacinado meus peludinhos, eu nunca cachorro meu havia adoecido, pego alguma virose ou coisa parecida. Eu morava no interior da cidade de interior (ou seja, quase no mato rss). Aonde meus cachorros não tinha contato com a rua, com outros cachorros (e acredito que por isso nunca tinham ficado doentes, ou o anjinho da guarda deles era muito bom!).

Me mudei para a "cidade grande" aonde meus meninos ficam no quintal, tendo contato com a rua através do portão. Imaginem: contato com lugar estranho, sujeito a qualquer coisa e sem vacinação? Resultado: Lindinha e Moly pegaram parvovirose (não sabe o que é parvovirose? Clique Aqui!).

Eu não fazia a mínima idéia do que era aquilo, fiquei desesperada. A primeira que passou mal foi a Lindinha,corri ao veterinário mais próximo. Ela estava muito mal, foi medicada, mas não resistiu.
Lindinha (que era filhote da Belinha) e Moly eram unha e carne, e ela ficou ao lado da amiguinha até ela se for. Mas com isso contraiu a virose também. Quase tive uma crise de desespero. Levei a Moly ao veterinário assim que a Lindinha faleceu (ou seja, mesmo dia que eu levei a Lindinha). Ela foi medicada, e passei uma semana e meia levando ela de manhã cedo no veterinário e buscando a noite (obrigada Dr. Erik!). Primeiras noites passei em claro, com medo que se eu fechasse os olhos ela se fosse. Foi um sofrimento grande para ela e para mim. Depois que o pior passou, ela estava esquelética, muito desnutrida por consequencia da doença, mas se recuperou muito bem, e hoje está firme e forte, situação essa que nos unindo cada vez mais.

O que eu aprendi? Nunca mais vou deixar de vacinar meus fiéis amigos, seja o motivo que for (falta de grana, etc). Vale a pena investir SIM.

Sabe, ainda choro pela perda da Lindinha, ficou um buraquinho no meu coração, eu acredito que podia ter feito diferente, mas infelizmente foi assim que eu aprendi a cuidar realmente dos meus amadinhos.


Vacinação é muito importante, tão importante quanto a comida que dou diariamente, da atenção que eles precisam, e de todos os outros cuidados.

* O Snoopy não pegou a doença, pois quando peguei ele, veio com as vacinas em dia. Segundo o veterinário deles, Belinha não pegou por já ter 9 anos (essa virose geralmente ataca filhotes por terem a saúde mais frágil), mais já está vacinada também.






SAUDADES.......






E não se esqueça:

Fonte: Mirela Tinucci Costa, Médica Veterinária e Professora de clínica de cães e gatos da Unesp.

Um comentário:

gabriel disse...

tambem sinto muita falta do minha cachorra (pretinha) pois devia te feito muito mais por ela e aõ ver esse documentario da sua cachorra eu chorei lembrando da minha cachorra :/